EQUIPAMENTO DIDÁTICO PARA A SIMULAÇÃO DE DEFEITOS MECÂNICOS EM UM SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO DOMÉSTICA

Roni Pires e Karolaini Freitas

Orientação: Carlos Fernandes Junior, Jarbas Souza, Noracy Castro Filho

1. Objetivos

Simular problemas usuais em sistemas de refrigeração, possibilitando a visualização destes defeitos e as diferentes formas de resolvê-los.

2. Desenvolvimento

O presente projeto trata-se de um simulador de defeitos para um Sistema de Refrigeração Doméstica (SRD). Este equipamento possibilita aos estudantes do curso de Refrigeração e Climatização aplicarem seus conhecimentos teóricos na resolução de defeitos mecânicos e contribui para o melhor entendimento e visualização dos problemas gerados, com isso, é possível fazer levantamentos com os principais diagnósticos dos mesmos.

3. Metodologia

O simulador consta de um sistema de refrigeração doméstica, na qual utiliza quatro manômetros do tipo bourdon, sensor de temperatura do tipo NTC (Coeficiente Negativo de Temperatura), na qual mede cinco temperaturas em cinco pontos diferentes: linha de descarga, linda de condensação, linha de líquido, centro e final do evaporador, possui também três válvulas de diafragma, na qual uma delas é de três vias e as restantes de duas vias. Além disso, é utilizado um evaporador de serpentina mista, com tubulação de cobre e PVC (Policloreto de Vinila), que visa proporcionar a visualização do processo de mudança de fase por parte dos alunos. O fluído refrigerante utilizado no sistema é o R-409A, substituto do fluído R-12. Através da manobra destas válvulas, é possível simular um defeito específico propositadamente e através dos manômetros e sensores de temperatura, analisar a consequência que isso acarreta no sistema.

4. Conclusão

Foi observada a aprovação dos alunos sobre o simulador, em que auxilia no desempenho do estudante que opta pelo curso de Refrigeração e Climatização, para que se possa, inclusive, fortalecer a integração curricular pretendida e a formação dele para o mercado de trabalho.