PISTA DE GELO UTILIZANDO SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO COM EXPANSÃO INDIRETA

Voltar

Roni  Pires, Nathan Garcia, Maxwell Pires, Fábio Barenho, Bruna Leal, Marlon  Silva

Curso Integrado de Técnico em Refrigeração

Orientação: Prof. Carlos Fernandes Jr., Prof. Jarbas L. Souza, Prof. Maurício Bernini, Carlos E. Pinheiro

 

1. Objetivos

Construir uma pista de gelo, em escala de maquete, no intuito de simular o funcionamento da mesma em escala real.

2. Desenvolvimento

O presente experimento trata-se de uma pista de gelo em escala de maquete. Este equipamento possibilita aos estudantes do curso de Refrigeração e Climatização visualizarem as características de funcionamento de um sistema de refrigeração com expansão indireta e também compreender o seu funcionamento através da análise dos dados adquiridos pelos instrumentos de verificação.

3. Metodologia

A pista de gelo consta de um sistema de refrigeração de expansão indireta, no qual utiliza  sensor de temperatura do tipo NTC (Coeficiente Negativo de Temperatura), o qual mede três temperaturas em três pontos diferentes: linha de descarga do compressor, linha de entrada da solução (água e etilenoglicol) no evaporador e outro na linha de saída da solução do evaporador, possui também um controlador Full Gauge, modelo MT–S18C que controla o acionamento do compressor e da unidade condensadora de acordo com a temperatura da solução contida em um recipiente. Além disso, é utilizada uma bomba centrífuga, utilizada em máquinas de lavar roupa, para realizar a circulação da solução. O fluído refrigerante utilizado no sistema primário é o R - 402A, substituto do fluído R - 502. 

4. Conclusão

Verificou-se que o sistema proposto para a pista de gelo proporcionou uma camada uniforme de gelo na superfície. Além disso, foi observada que a maquete proposta pode auxiliar no desempenho do estudante que opta pelo curso de Refrigeração e Climatização, para que se possa, inclusive, fortalecer a integração curricular pretendida.